Festival Amazônico: Celebração, Mobilização e Rumos à COP 30

No coração da Amazônia, às margens do igarapé do Mindu, Manaus, capital do vasto estado do Amazonas, receberá, no dia 5 de julho de 2025, no Parque Ponte dos Bilhares, o Festival Amazônico de Artes, Culturas, Ecologia, Economias e Coletivos Integrados. Realizado pela Rede Converge Amazônia, em articulação com a Cúpula dos Povos, o evento será um simbólico ajuri de saberes, partilhas, inovações, debates e confluências, reunindo comunidades, coletivos, movimentos e empreendimentos sociais, artistas e organizações comprometidas com o Bem Viver, a justiça climática, socioambiental, econômica e o protagonismo amazônico.

Mais do que um festival, este será um território-tempo de encontro e resistência: um espaço dedicado à valorização dos modos de vida amazônidas, ancestral, ribeirinho e urbano, à celebração da cultura local e à construção coletiva de caminhos rumo à Cúpula dos Povos durante a COP 30, em defesa da Amazônia e por soluções para os desafios climáticos, ambientais, sociais e econômicos da região. A programação, que ocorrerá das 13h às 22h, contará com atrações culturais e apresentação dinâmica com painéis interativos e transmissão ao vivo pelo youtube, feira de economia solidária, circular e criativa, stands de coletivos e entidades, exposição de artes visuais, saberes tradicionais e populares, apresentações culturais, rodas de conversa, painéis interativos e experiências de turismo de base comunitária.


O evento é parte da Jornada Amazônica rumo à Cúpula dos Povos e à COP 30, uma iniciativa da Converge Amazônia que articula diferentes segmentos sociais da floresta, das águas e das cidades em direção à participação ativa na construção de agendas climáticas globais que se darão por meio da COP 30 na Amazônia. O ponto alto dessa jornada será a travessia fluvial entre Manaus e Belém (PA), reunindo delegações de coletivos, lideranças, artistas, comunicadores e representantes de comunidades tradicionais rumo à Cúpula dos Povos, paralela à COP 30, em novembro de 2025.