1. O QUE É O CONVERGE AMAZÔNIA?
Inspirado na confluência dos rios Negro e Solimões, que forma o Encontro das Águas e dá vida ao grandioso Rio Amazonas, O Converge Amazônia é uma iniciativa popular e movimento contínuo que emerge do espírito da resistência pela sustentabilidade, preservação e empoderamento dos povos e da natureza nas comunidades amazônicas, tendo como missão promover o encontro de representatividades, ideias, reflexões, diálogos e ações de conjuntas, amplificando as vozes e ações coletivas das diversas Amazônias. Surge como uma plataforma colaborativa, voltada para a sustentabilidade, a confluência de forças, saberes e a promoção conjunta de ações integradas com os diversos segmentos e setores, onde povos, comunidades, territórios, organizações, poderes públicos, privados e sociais se unem para incidir, inspirar e construir um futuro mais justo e sustentável para a Região Amazônica e para o Planeta. Convidamos todos a fazer parte desse movimento, a agir com a gente e a construir juntos um futuro mais justo, sustentável e resiliente para a Amazônia. Cada ação, cada voz e cada colaboração são fundamentais para fortalecer os territórios amazônicos e garantir que a floresta continue sendo um símbolo de vida nesta Casa Comum, diversidade e futuro para as próximas gerações.
2. COMO SURGIU O CONVERGE AMAZÔNIA?
O Converge Amazônia nasceu da articulação de diferentes entidades, organizações e ativistas que compartilham o compromisso de fortalecer a sustentabilidade, a cultura e a economia criativa na região. A iniciativa surgiu da necessidade de um espaço integrado e colaborativo, onde diferentes atores pudessem convergir, compartilhar experiências e cocriar soluções para os desafios sociais, ambientais e econômicos da Amazônia.3. ONDE TUDO COMEÇOU?
A primeira edição do Converge Amazônia ocorreu em agosto de 2024, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, em Manaus. O evento reuniu lideranças comunitárias, especialistas ambientais, organizações da sociedade civil e representantes do setor público e privado para debater temas fundamentais sobre sustentabilidade, governança e valorização dos povos e territórios amazônicos.
Desde sua primeira edição, o Converge Amazônia conta com o apoio de importantes instituições e movimentos sociais comprometidos com a preservação e os direitos humanos dos povos da Amazônia, tais como:
SARES - Serviço Amazônico de Reflexão, Ação e Educação Socioambiental
Fórum das Águas Amazonense
Associação dos Movimentos Ambientais do Amazonas (AMA)
Movimento Todos Pelo Igarapé do Gigante
Instituto Sumaúma
Mulheres Solidárias em Ação
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas












Em sua segunda edição, realizada durante a Semana Mundial das Águas 2025, o Converge reafirma seu compromisso com a construção da Jornada Amazônica rumo à Cúpula dos Povos e à COP 30, mobilizando coletivos, comunidades, instituições e movimentos que acreditam no bem viver e na potência dos saberes da floresta.
A rede parceira que dá sustentação a essa caminhada é diversa, pulsante e representativa das múltiplas Amazônias. Ela reúne organizações da sociedade civil, entidades governamentais, redes socioambientais, movimentos populares, instituições culturais e científicas, fortalecendo uma aliança plural e comprometida com a transformação ecológica do mundo.
🌱 Entre os parceiros desta edição, destacam-se:
Cúpula dos Povos
Associação dos Movimentos Ambientais do Amazonas (AMA)
Rede GTA – Rede de Trabalhos Amazônicos
SARES – Serviço Amazônico de Reflexão e Ação Socioambiental
Fórum das Águas Amazonense
Observatório das Águas
Movimento Todos Pelo Igarapé do Gigante
ONG Mata Viva Igarapé Água Branca
350.org Brasil
Instituto Sumaúma
Superintendência Regional do Trabalho – Governo Federal
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Amazonas
Delegação Ativista do Amazonas
Bienx Inovação e Sustentabilidade
Mulheres Solidárias em Ação
FETAGRI - Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Amazonas
✊🏽 Novos parceiros que se somaram nesta edição:
Instituto Vida e Cidadania
Movimento de Trabalhadores por Direitos
Amazônia Press
Munguba Soluções Ambientais
Grupo de Interação da UFAM
Núcleo de Economia Popular e Solidária
OSBAVA
OIMBP – Organizações Indígenas
OAB - Ordem dos Advogados do Brasil
CUT - Central Única dos Trabalhadores
SIMPAF - Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento em Agropecuária